Viajo hoje à noite e ainda não tenho bada pronto. Também passei três dias cuidando das crianças sem a mãe (dois deles trabalhando o dia inteiro, até à noite, o que não é permitido pelo programa). Mas sabe duma coisa, foi bom. Foi mais fácil do que imaginei. E ficar brincando ajuda a passar o tempo, ajuda a espairecer, ajuda a gostar delas... Mesmo Jordan me convidou para desenhar com ela e descobriu meu talento para desenhar casas e arco-íris. E eu, o dela para desenhar flores. Hoje mal acordei já tinha gente na minha porta, vamos brincar, vamos brincar (de banco imobiliário)!
Domingo fui à praia aos arredores de Portland em Sauvie Island (uma extensão de areia numa ilha no meio dum rio), legalzinho. Lá encontrei uma brasileira de Caxias do Sul que veio por outra agência, mas soube por outra menina qu'eu tinha chegado. Alana, o nome dela, está aqui há um m~es e meio e já conhece um bocado de coisas. Tão logo volte, eu ligo para ela pra gente sair. E só posso dizer que é bom falar um pouco de português e contar coisas engraçadas que serão entendidas (principalmente porque esta coisa do engraçado depende da cultura, isso eu descobri).
A noite de domingo terminou com eu e Rajae indo assistir "Pirates of the Caribbean", num cinema perto de casa. Eu entendi quase o filme todo, e ri.
Thursday, July 24, 2003
encontrando uma brasileira num domingo pré-maryland
Labels: amizade, brasileiro, Pirates of the Caribbean, preparativos
Posted by I'm Dulce at 2:30:00 AM 0 comments
Sunday, July 20, 2003
impressões da tv americana
Aos poucos começo a gostar disso aqui, principalmente quando estou fora de casa com Rajae, minha amiga francesa, conhecendo a cidade. E descobrimentos um cinema e um café charmosinho aqui próximo. Ontem fui a casa dela e conheci sua
host family. São duas meninas que lindas de dois e quatro anos. Gostei do pai das meninas qie foi o primeiro americano que sabia que eu falo português (e não epsanhol como a maioria imagina) e que conhecia meu nome do livro Dom Quixote (isto realmente parece um achado).
Aqui as pessoas são muito centradas nelas e no seu próprio país. Na televisão e nos jornais fala-se daqui ou das colônias do Oriente Médio, ou na Coréia do NOrte com suas ameaças, ou no Primeiro Ministro Britânico e seu apoio aos americanos. E as notícias aqui dentro, dá vontade de rir. Nada importante com uma roupagem sensasionalista, tipo "Cidade Alerta".
Assistir tv aqui é muito engraçado! Os filmes passados são editados para caberem em duas horas com os comerciais. Esta semana assisti "High Fidelity" que foi sumariamente cortado a ponto de não reconhecê-lo. A parte boa, os seriados repetidos em canais diferentes. Aqueles que no Brasil eu não posso ver porque não tenho tv a cabo.
Labels: americano, amizade, televisão
Posted by I'm Dulce at 3:52:00 AM 0 comments
Thursday, July 17, 2003
ainda sobre saudade...
Caminho suavemente enquanto observo o ar, suspiros. Ao fundo Chico cantando você é o que resiste ao desespero e a solidão. Nada existe e o tempo é triste sem você, meu amor. Nunca te ausentes de mim para que eu viva em paz, para que eu não sofra mais. Tanta mágoa assim num mundo sem você. É que o dia mistura tristeza, saudade e alegria por ouvir uma voz. Confortada por uma voz... E por Chico espalhado pelo vento para frias mentes. Beleza.
O menino adentra abruptamente a procurar algo e a tarde é brisa, não posso ajudar. Preciso ficar aqui com a mente no nada, preguiçosamente. Imaginando viajar como passageira, olhar languidamente em volta. E a tristeza some, chega coragem em entrar neste mundo com meu sorriso e timidez habitual. Uma felicidade escondida fortalecendo os olhos. Olho. E logo um sorriso um sorriso no rosto insiste em ficar. Lembranças doces. E um dia, nestes que virão, lembrarei deste aqui como daqueles? Não sou nostálgica, mas falta charme a estes, e um jeito especial de ser simples.
Somos complexos demais e gostamos de romance, mas não com os requisitos hollywoodianos. Falta humor. Mas sempre existe espaço para outras lembranças, como ouvi-los dizer que sentem saudade e perceber como é importante a vida deles na minha, mas ela continua aqui, em mim. Suspiro mais uma vez. Correr pelo quintal e lembrar.
Labels: chico buarque, menino, saudade
Posted by I'm Dulce at 2:23:00 PM 0 comments
Friday, July 11, 2003
minha primeira amiga
O dia teve sabor francês, uma nova amiga enfrentando esta terra inóspita dum povo desarrumado. Já disse isso? Este povo usa short até para janatr num restaurante. Porém não quero faalrdeles, mas delas. Primeiro a difícil criança que tenho ao meus cuidados. Hoje ela amanheceu bem e a vida foi mais fácil para nós udas. E eu escorregando em sua companhia, ponto sublime do dia.
Chega a noite, tarde porque o sol ainda nos acompanha, e encontro meu anjo francês. Minha primeira amiga neste subúrbio amercano. Fazer amigos é como um sol depois duma longo inverno. E agora tenho companhia para me perder nestas estradas, para cometer erros com meu inglês-brasileiro. Luz, luz se fez.
E a luz brilha e o sol queima. Um bonito dia com crianças brncando com água tranqüilamente e eu observando, escrevendo. Depois de quarta, quando pendei em desistir, tudo melhorou porque me enxerguei aqui.
Desculpe se meus relatos são chatos. Gosto das flores no jardim e ando em volta delas obserando. Talvez devesse ser mais objetiva a falar sobre a minha comida, sobre minha família aqui. Contudo, por enquanto, viajo.
Labels: amizade
Posted by I'm Dulce at 3:36:00 AM 0 comments
Tuesday, July 1, 2003
primeiros dias em Portland

Aqui em Portland muitas árvores, pinheiros, creio. Também aquelas casas imensas, aqueles carros enormes, rodovias a perder de vista e o fascinante Mountain Hood que pode ser visto de qualquer lugar. É que eles gostam de tudo "big" e me sinto tão pequena com tudo isso.
Não, eu não estou triste. Estou nada. É que depois da confusão de New York, isto aqui é tão... calmo.
Por enquanto até tenho saído bastante. Velejei no Columbia River com a Suzia (a antiga/atual aupair) e uma amiga dela. Conheci Portand e o Rose Gardem e tenho visitado os parques. Verde, muito verde, verde demais.
Falemos sobre os hábitos alimentares das crianças. Quanta porcaria comem. Será fácil porque não precisarei cozinhar. Cachorro-quente, doces, cereal com leite, pizza, nuggets, macarrão (muito raramente): este é tipo de comida que comem no almoço, jantar e café-da-manhã. Os adultos, posso logo dizer, não são diferentes.
Labels: alimentação, portland
Posted by I'm Dulce at 3:14:00 AM 0 comments
